Edição 980 (23 de fevereiro de 2008)

De volta ao Brasil



“asilo” Deep Purple está de volta ao Brasil neste fim de semana pela turnê Rapture Of The Deep, que já havia passado por aqui no final de 2006. Há mais de um ano, a lendária banda havia feito sete shows no país. Neste 2008, são apenas três: ontem no Rio de Janeiro, hoje em Curitiba e amanhã em São Paulo. Como era de se esperar, os ingressos para o show na capital de nosso estado já estão esgotados — pelo menos é o que informa o site da empresa Ticketmaster.

Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Steve Morse e Don Airey (que assumiu os teclados em 2002 após a saída de um dos fundadores da banda, Jon Lord) preparam um repertório que absolutamente ninguém consegue reconhecer: Highway Star, Child In Time, Perfect Strangers, Black Night e nada mais nada menos que o riff de guitarra mais famoso de todos os tempos: Smoke On The Water. E pergunte aos fãs se eles querem outra coisa... É só clássico!

Sem descontar as pausas entre os integrantes, o Deep Purple completa, em 2008, 40 anos de fundação. Nesse período, o DP teve oito formações diferentes. Tudo bem que quem for (ou foi) a um dos shows da banda no Brasil queria mesmo é ver a tradicional “Mark II”, com Jon Lord e, principalmente, Ritchie Blackmore. O guitarrista, que compõe de modo inovador, intercalou por inúmeras vezes os trabalhos no Deep Purple e no Rainbow; atualmente toca no grupo de música renascentista Blackmore’s Night, que tem sua esposa, Candice Night, como vocalista. Mas todos sabem que Steve Morse não é um instrumentista qualquer e dá conta do recado.
Bom, o jeito é esperar pelos próximos shows, se é que estes acontecerão, já que os integrantes podem se aposentar a qualquer momento.
______________________________________________________________________

ncontrei essa foto numa das minhas investidas pelos blogs da internet. A imagem foi retratada em 1978 e mostra duas das mais tradicionais bandas do rock e heavy metal no mundo: Black Sabbath e Van Halen, que abria os shows para a já consagrada banda precursora do metal. Então vamos nos situar cronologicamente, já que a foto é de 30 anos atrás. Enquanto Ozzy estava de trouxa feita e pronto para sair do Sabbath, a banda norte-americana Van Halen ainda nem sabia do estrelato que os esperava pela frente.

Identificando: Michael Anthony (baixista do Van Halen), Geezer Butler (baixista do Black Sabbath), Alex Van Halen (baterista do Van Halen), Bill Ward (baterista do Black Sabbath), Tony Iommi (guitarrista do Black Sabbath) e Eddie Van Halen (guitarrista do Van Halen). Os agachados são Ozzy Osbourne (vocalista do Black Sabbath) e David Lee Roth (vocalista do Van Halen).

Aliás, falando em Ozzy e Van Halen, especula-se na imprensa nacional a possibilidade de uma empresa estar preparando um pacotão especial de shows para a segunda metade do mês de março. Nele estariam inclusos Van Halen, Ozzy Osbourne e Black Label Society (a banda de Zakk Wylde, o guitarrista do Ozzy). Não se sabe ainda se as três bandas se apresentariam no mesmo dia, em dias diferentes, enfim, todo o assunto é uma grande incógnita a qual esperamos se definir logo.