Edição 997 (21 de junho de 2008)

Não se compra o produto pela embalagem
(conclusão)


COUNTRY LIFE
ROXY MUSIC
Estampar seus discos com belas mulheres já tinha se tornado um hábito dos ingleses do Roxy Music em 1974. Mas a nudez das modelos Constanze Karoli e Eveline Grunwald na capa de Country Life foi um pouco demais para os padrões morais de alguns países. A capa acabou sendo censurada nos EUA, Espanha e Holanda.










STREET SURVIVORS
LYNYRD SKYNYRD
O quinto álbum de estúdio dos reis do southern rock tomou as prateleiras das lojas em 17 de outubro de 1977. Na capa, a banda inteira posava envolvidos por várias labaredas de fogo. Poucos dias depois do lançamento de Street Survivors, uma acidente aéreo matou dois integrantes e feriu gravemente os restantes. Depois da tragédia a capa foi retocada e as chamas removidas.









APPETITE FOR DESTRUCTION
GUNS N’ ROSES
A arte inicial do primeiro disco do Guns N' Roses, banda acostumada a controvérsias, trazia uma pintura que retratava um robô estuprador prestes a ser atacado por um monstro de metal. Apesar do imenso sucesso comercial (20 milhões de cópias vendidas), os escritórios da gravadora Geffen foram inundados com reclamações e comentários de indignação. Só restou ao selo recolher as capas e substituí-la por uma versão mais amena.









AMORICA
BLACK CROWES
Uma foto tirada das páginas da revista masculina Hustler, exibindo uma virilha feminina vestindo um biquíni com a bandeira dos EUA, era ostentada na capa do terceiro disco dos americanos do Black Crowes. O visual de Amorica não causou uma boa impressão nas redes de lojas que vendiam o disco, resultando numa devolução quase total dos cópias.










VIRGIN KILLER
SCORPIONS
Enquanto na Alemanha, país de origem do Scorpions, a capa de Virgin Killer (1976) passou despercebida, em lugares como os EUA ela fez a acusação de pornografia infantil e pervertidos pairar sobre as cabeças dos membros do grupo germânico de heavy metal. Tamanha foi controvérsia, que a capa original permanece censurada até hoje.