Edição 998 (28 de junho de 2008)

O mundo dos covers

esta semana o jornal britânico “Daily Mail” publicou duas listas interessantes. São relacionadas aos famosos covers, as músicas regravadas por outros artistas que não as compuseram. Os covers são muito comuns no mundo da música, pois representam não só a garantia de boas vendas — sim, regravações de músicas famosas atraem os ouvintes, mais até pela curiosidade, e são um ótimo negócio —, como também homenagens entre esses artistas. Pena que, também porque vivemos num cruel mundo capitalista, a primeira opção é a mais adotada como motivo para se copiar uma canção. É o que fez (ou melhor, tentou fazer) Celine Dion. Acredito eu que a busca por novos fãs foi a principal causa para uma fracassada releitura da You Shook Me All Night Long, do AC/DC. Eu também me assustei: Celine Dion cantando AC/DC definitivamente não é das melhores combinações musicais. Ainda bem que ela reconheceu que não deveria lançar a versão em single, após a apresentação do Divas Las Vegas 2002, inclusive lançada em DVD. Ela e a cantora Anastacia simplesmente entraram para a história ao fazer o pior cover de todos os tempos! E isso é unânime. Apenas foi confirmado nessa bizarra pesquisa. Segundo o periódico inglês, “uma ofensa musical”. Concordo.

As outras posições não chegam nem aos pés da primeira. A segunda já não é aquelas coisas em versão original, pois misturou Aerosmith com o hip hop dos jurássicos Run-DMC. Imaginem um cover. O cover para o Extreme ficou realmente uma lástima. Nas duas outras posições as explicações são fáceis: fazer cover de The Doors e Oasis é missão difícil.

Entretanto, para aliviar o peso de montar uma lista com os cinco piores covers da música, o jornal “Daily Mail” também compilou as cinco melhores regravações. E, com toda justiça, Jimi Hendrix e o cover do clássico All Along The Watchtower, do imortal Bob Dylan, ficaram no primeiro lugar — destaco o cover do U2 para esta música, que ficou muito bom também. Na segunda posição, talvez a música mais tocada em festas de casamento e formaturas: Twist And Shout, que não é dos Beatles. O quarteto de Liverpool apenas regravou a canção. Outro grande cover é o do Guns N’ Roses para Live And Let Die, de Paul e Linda McCartney, quando estes formavam a banda Wings. Nas outras posições, duas bonitas canções com covers que ficaram melhores que os originais, na minha opinião. Nessa lista, ainda acrescentaria o cover do Rainbow para a música Since You Been Gone, do Argent.

Seguem abaixo as duas listas com o nome da música, dos compositores, entre parênteses, e do artista que a regravou.

PIORES COVERS:

1. You Shook Me All Night Long (AC/DC) – Celine Dion
2. Walk This Way (Aerosmith e Run-DMC) – Girls Aloud e Sugababes
3. More Than Words (Extreme) – Westlife
4. Light My Fire (The Doors) – Will Young
5. Wonderwall (Oasis) – The Mike Flowers Pops

MELHORES COVERS:

1. All Along The Watchtower (Bob Dylan) – Jimi Hendrix
2. Twist And Shout (The Top Notes) – The Beatles
3. Live And Let Die (Wings) – Guns N’ Roses
4. The Man Who Sold The World (David Bowie) – Nirvana
5. Feeling Good (Anthony Newley e Leslie Bricusse) – Muse